???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
???metadata.dc.creator???: Santana, Herminio Edson Maia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lira, Antonio da Fonseca de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Nilomar Vieira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santana Filho, Antonio Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo das Fórmulas de Moivre, através da Metodologia de Aula Invertida, com utilização do software educacional Geogebra e dos princípios da Geometria Dinâmica e Interativa, aos olhos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, onde será discutido o desenvolvimento do aluno durante o preparo e pesquisa do conteúdo, no que antecede a aula sobre Números Complexos, além de uma análise a respeito das habilidades demonstradas pelos alunos no processo de elaboração de material, slides, gráficos e afins, e da própria apresentação em sala de aula. Para isso, será relatado também o planejamento e execução desta aula por parte do professor e alunos, bem como sobre as ferramentas escolhidas por esses para auxiliar no estudo de tal conteúdo.
Abstract: This research aims to analyze the learning of the Moivre Formulas, through the flippedclassroom methodology, using Geogebra educational software and the principles of the Interactive and Dynamic Geometry, using the Semiotics Representation Theory, by Raymond Duval, where it will be discussed the development of the student through the preparation and study about the Complex Numbers, and a beyond analysis about the skills showed by the students in the material elaboration, including slides and graphics, and the presentment itself. In order to do that, it will be reported the planning and development of this class about the perspective of professor an study, as well as the tools that been choose about them to helps in the research.
Keywords: Números complexos
Sala de aula invertida
Informática na educação
Geogebra
Geometria dinâmica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: SANTANA, Herminio Edson Maia. Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida. 2018. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_HerminioSantana_PROFMAT.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons