???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus
Other Titles: The formation of concepts in biological education from the use of a non-formal space in Manaus city
La formación de los conceptos en la enseñanza de biología a partir del uso de un espacio no formal en la ciudad de Manaus
???metadata.dc.creator???: Santos, Carlos Henrique Abreu dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Renato Henriques
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gil, Antonio Xavier
???metadata.dc.contributor.referee2???: Anic, Cinara Calvi
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da biologia, pode contribuir para a formação de seus conceitos científicos. Este questionamento nos remeteram aos seguintes norteadores: em que medida a interação entre aprendiz, sujeitos e ambiente pode implicar na formação de conceitos no que diz respeito à biologia? Outrossim: de que maneira o espaço não formal do Museu da Amazônia - MUSA pode ser utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem para a formação de conceitos científicos? Partindo desses pressupostos apresentamos os seguintes objetivos específicos: Relacionar o conhecimento do aluno e o teórico formal com os sujeitos e os espaços não formais, mediado pelo professor e subsidiado pela experimentação. E ainda: Verificar como o espaço não formal do MUSA possibilita ao professor de biologia utilizá-lo com recurso no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto a pesquisa seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, investigação das potencialidades do espaço não formal onde ocorreu a pesquisa, coleta de dados, leitura, interpretação e análise dos dados; cuja coleta de dados foi realizada utilizando-se: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, bem como a captação de áudio; o tratamento dos dados foi realizado através da análise textual discursiva. A pesquisa propôs contribuir cientificamente como um estudo de investigação do processo ensino-aprendizagem no que tange a formação de conceitos a partir do uso de um espaço não formal. Justificou-se o estudo pela necessidade de investigar como esses processos ocorrem e que instrumentos podem contribuir para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
Abstract: The dissertation presented here aims as a general objective; investigate the formation process of Science concepts in the methods of teaching from the use of a non-formal space in Manaus, part of the following scientific problem: How the use of a non-formal space, in biology teaching, can be useful for the formation of concepts? That question reminds us from the following guiding: In which way this interaction between learner interaction, subject and environment can imply in the formation of concepts in what remind us of biology? In that way: What is the way of non-formal space of the Museum of Amazônia – MUSA – can be useful as an instrument from teaching-learning from the formation of scientific concepts? Starting in these assumptions, we show the following specific objects: Relate the student knowledge and the formal theorist with the subjects and non-formal spaces, mediated by the teacher and subsidized by experimentation. And even more: Verificate how the non-formal space of the MUSA enables the teacher and the teaching-learning; therefore the research followed the following steps: bibliographic survey, investigation of potentialities of the informal space where was the research done, data collect, reading, interpretation and data analysis; whose data collect was made using: semi-structured questionnaire, as well as audio capture data processing will be carried out through the discursive textual analysis. The research proposes to contribute scientifically as a research study of the teaching-learning process with regard to training of concepts from the use of a non-formal. The study is justified by the need to investigate how these processes occur and what instruments can contribute to the success of students learning.
Keywords: Biologia - Experiências
Biologia - Estudo e Ensino - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO - APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Espaços não-formais
Ensino de Biologia
Formação de Conceitos
Espaços informais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Carlos Henrique Abreu dos. A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662
Issue Date: 17-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CarlosHenriques_PPGECIM.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.