???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7945
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A política de permanência no processo de democratização do Ensino Médio em Manaus
???metadata.dc.creator???: Torres, Gracimeire de Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Isabel Maria Catarino Huet e
???metadata.dc.contributor.referee3???: Salazar, Deuzilene Marques
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisa o processo de democratização da educação com foco na permanência no Ensino Médio manifesta e definida como política pública na rede estadual de Manaus-Amazonas. Questiona como se manifesta e se define a permanência enquanto política pública, entendida na perspectiva da democratização da educação no Ensino Médio na rede estadual de Manaus. O estudo estruturou-se em três seções destacando-se da dimensão global para a local de forma entrelaçada. A primeira abordou a democratização da Educação Básica na dimensão global da política, trazendo os sentidos e configurações dos conceitos assumidos na pesquisa, quais sejam, democracia, educação, acesso, permanência e qualidade e ainda alguns pontos e contrapontos da educação na América Latina com seus desdobramentos para o Brasil. A segunda destacou a política na dimensão nacional, localizando a permanência no Brasil em seus textos e contextos, nos pontos das principais referências históricas de permanência e nos contrapontos assimilados e que podem ser percebidos como marco da permanência escolar, com apoio nos aspectos normativos, políticos e emancipatórios e por fim, merece destaque o contexto amazônico na particularidade de Manaus focando a política de permanência materializada nos programas e projetos que partiram de desenho próprio redirecionando-se posteriormente em função de critérios de qualidade vinculados a política de avaliação em larga escala. O estudo corresponde a uma pesquisa documental em que a categorização ocorreu a partir da análise da política educacional considerados os documentos das décadas da educação a partir de 1990 nas três dimensões: global, nacional e amazônica. Assim, o corpus documental é composto pelas Declarações de Jontiem (1990), de Dakar (2000) e Incheon (2015), Planos Nacionais de Educação (2001 e 2014), Planos Estaduais de Educação (2008 e 2015), decretos, portarias, resoluções do Ensino Médio e arquivos de jornais digitais que refletiam a repercussão da política implementada. Utilizou-se como fonte de dados o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e site do MEC. Em nossos principais resultados, ficou evidente que a permanência foi cunhada com outras expressões e variação de sentido no contexto histórico, regido por interesses políticos; o modelo de escola de tempo integral no Ensino Médio foi pioneiro como iniciativa do Governo do Amazonas a partir de 1996 subjacente desde o Projeto Excelência Profissional. A entrada da política nacional e internacional no contexto amazônico reposicionou a política para os moldes da qualidade ligada a índices e a meritocracia retirando o foco no acesso e permanência. Por fim concluímos que a política de permanência do Ensino Médio em Manaus se manifesta nos modelos de escola de tempo integral, de gestão militar e civil e se define de forma subsumida aos critérios de qualidade que amparam a política educacional baseada nos indicadores internacionais, nacionais e locais relacionados a meritocracia e competição.
Abstract: The research analyzes the process of democratization of education with a focus on permanency in high school, manifested and defined as a public policy in the state education network of Manaus-Amazonas. It questions how permanency as a public policy is manifested and defined, understood from the perspective of the democratization of high school education in Manaus' state education network. The study was structured in three sections, from the global dimension to the local one, presented in an intertwined way. The first part addressed the democratization of Basic Education in the global dimension of politics, bringing the meanings and configurations of the concepts assumed in the research, such as democracy, education, access, permanency and quality, and also some points and counterpoints of education in Latin America with their developments for Brazil. The second part highlighted the policy in its national dimension, locating permanency in Brazil in its texts and contexts, considering the main historical references of permanency and the counterpoints assimilated, and which can be perceived as milestones of school permanency, based on their normative, political and emancipatory aspects; and in the final part, it is worth mentioning the Amazonian context in the particularity of Manaus, focusing on the policy of permanency materialized in the programs and projects that started from an own design, redirecting afterwards acording to quality criteria related to the large scale evaluation policy. The study corresponds to a documentary research where the categorization occurred from the analysis of the educational policy, considering educational documents of the decades from 1990 on, in the three dimensions: global, national and Amazonian. Thus, the documentary corpus is composed of the Declarations of Jontiem (1990), Dakar (2000) and Incheon (2015), the National Education Plans (2001 and 2014), the State Education Plans (2008 and 2015), decrees, ordinances, high school resolutions and digital newspaper archives that reflected the repercussion of the implemented policy. The Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC) and the MEC website were also used as a data source. In our main results, it was evident that permanency was coined with other expressions and variations of meaning in the historical context, governed by political interests; the full-time school model in high school was a pioneer initiative of the Government of Amazonas from 1996 underlying since the Project Professional Excellence. The entry of national and international politics in the Amazonian context repositioned the policy to the molds of quality linked to indexes and meritocracy, removing the focus on access and permanency. Finally, we conclude that the policy of high school permanency in Manaus is manifested in the models of full-time school, of military and civil management, and is defined in a way that is subsumed to the quality criteria that support the educational policy based on international, national and local indicators related to meritocracy and competition.
Keywords: Democratização da educação
Educação básica
Política pública
Ensino médio
Acesso à educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Democratização
Permanência
Ensino Médio
Política Pública
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TORRES, Gracimeire de Castro. A política de permanência no processo de democratização do Ensino Médio em Manaus. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7945
Issue Date: 30-Jun-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GracimeireTorres_PPGE.pdfDissertação_GracimeireTorres_PPGE1.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons