???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8025
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Intertextualidade no Ensino de Filosofia em Nível Médio
???metadata.dc.creator???: Aguiar, Laerte de Stephano e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Carlos Rubens de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Celedón, Esteban Reyes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.description.resumo???: A filosofia, a ciência e arte são conhecimentos que se completam, porque são igualmente criadores e trabalham com o pensamento. A questão é saber como trabalhar com a filosofia no Ensino Médio, qual a sua tarefa nessa modalidade de Ensino. A proposta presente buscou identificar no existencialismo, a partir da obra O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre, uma possibilidade de fazer com que os alunos desse segmento escolar descubram suas individualidades e subjetividades, como condições necessárias para a autonomia. Considerando que o Ensino Médio não trabalha com especialistas, necessário se faz encontrar uma maneira eficaz de trabalhar a filosofia com os alunos deste nível de ensino, nos parecendo apropriado, neste caso, trabalhar de forma intertextual, buscando na literatura, particularmente na poesia e, de forma muito particular, na poesia popular, em especial a de Paulo César Batista de Faria, um elemento facilitador desse esforço, porquanto essa poesia popular seja impregnada do cotidiano retratando, por isso, os problemas da vida e dos indivíduos, possibilitando, mais facilmente a identificação dos alunos com esses problemas, inclusive em suas próprias vidas. Palavras chaves: filosofia, existencialismo, individualidade, subjetividade, educação, poesia, intertextualidade, cotidiano.  
Abstract: Philosophy, science and art are complementary knowledge, because they are also creators and work with thought. The question is how to work with philosophy in high school, what is your task in this type of teaching. The present proposal sought to identify in existentialism, from the work Existentialism is a Humanism, by Jean-Paul Sartre, a possibility to make students in this school segment discover their individualities and subjectivities, as necessary conditions for autonomy. Considering that high school does not work with specialists, it is necessary to find an effective way to work philosophy with students at this level of education, which seems appropriate, in this case, to work in an intertextual way, searching in literature, particularly in poetry and, in a very particular way, in popular poetry, especially that of Paulo César Batista de Faria, a facilitator of this effort, since this popular poetry is impregnated with the daily life, thus portraying the problems of life and individuals, making it easier the identification of students with these problems, including in their own lives. Keywords: philosophy, existentialism, individuality, subjectivity, education, poetry, intertextuality, daily life.
Keywords: Filosofia (Ensino médio)
Existencialismo
Individualidade em adolescentes
Subjetividade
Intertextualidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Filosofia
Existencialismo
Individualidade
Subjetividade
Educação
Poesia
Intertextualidade
Cotidiano
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: AGUIAR, Laerte de Stephano e. Intertextualidade no Ensino de Filosofia em Nível Médio. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8025
Issue Date: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LaerteAguiar_PPGFILO.pdfDissertação_LaerteAguiar_PPGFILO658.69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.