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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Sinergismo entre cepas de um consórcio bacteriano degradador de diesel isolado do Rio Negro
Other Titles: Synergism between strains of a diesel-degrading bacterial consortium isolated from the Rio Negro
???metadata.dc.creator???: Santos, Jefferson Ferreira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andrade, Edmar Vaz de
First advisor-co: Cordeiro, Isabelle Bezerra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Cynthia Canêdo da
???metadata.dc.contributor.referee2???: López-Lozano, Jorge Luis
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pereira, José Odair
???metadata.dc.contributor.referee4???: Carvalho, Elen Bethleen de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A poluição causada pelos hidrocarbonetos tem sido relatada como um dos principais problemas ambientais no mundo há algumas décadas. As fontes de contaminação por hidrocarbonetos são as mais variadas possíveis, como vazamentos de óleo, vazamentos de tanques de combustível subterrâneos, águas produzidas por petróleo e gás, entre outras. Essas atividades podem causar sérios problemas ambientais e econômicos para os ecossistemas terrestres e marinhos. Os efeitos dessas atividades dependem do volume de contaminação, localização do acidente e, principalmente, das condições ambientais da época. O diesel é um combustível derivado do petróleo e está entre os mais consumidos. Na região amazônica, seu consumo é certamente mais elevado devido à grande quantidade de embarcações movidas a óleo diesel, o que pode ser um agravante para problemas ambientais na região. Alternativas que sejam capazes de promover a degradação de hidrocarbonetos, sem agravar ainda mais o problema ambiental, é de extrema importância diante do cenário atual. Entre as técnicas mais utilizadas nesse processo de descontaminação, a biorremediação tem ganhado destaque. É consenso na literatura que nenhum microrganismo tem capacidade de metabolizar totalmente o petróleo. Daí a busca constante para o isolamento de consórcios que promovam a degradação de uma maior quantidade de xenobióticos presentes no petróleo e seus derivados. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi selecionar um consórcio bacteriano capaz de degradar efetivamente hidrocarbonetos presentes no diesel e em seguida fazer uma análise proteômica desse consórcio bacteriano selecionado. Os consórcios foram coletados nas proximidades do porto do Ceasa na cidade de Manaus. No total 5 consórcios foram coletados, e todos eles se mostraram capazes de utilizar o diesel como fonte de carbono, em especial o A3, que se destacou em relação aos demais. Os resultados apresentados para esse consórcio foram os melhores para redução de DCPIP, emulsificação (em xileno, hexano e diesel), hidrofobicidade celular (em xileno, hexano e diesel), solubilização do diesel e no teste de toxicidade em L. sativa. A taxa de degradação do diesel pelo consórcio A3, em apenas 7 dias, foi superior a 70 %. A partir da análise do proteoma desse consórcio foram identificadas 890 proteínas pertencentes às espécies Acinetobacter baumannii, Burkholderia cenocepacia e Cupriavidus taiwanensis. Foram encontradas evidências para degradação de 11 compostos xenobióticos presentes no diesel, distribuídos entre compostos alifáticos e aromáticos. A análise detalhada da participação das proteínas identificadas nas rotas metabólicas utilizadas por cada espécie, possibilitou a proposição de ação sinérgica entre as três cepas constituintes do consórcio A3 para a metabolização do diesel. Dessa forma, o consórcio A3 tem um enorme potencial para a recuperação de áreas afetadas por diesel ou outros hidrocarbonetos de petróleo.
Abstract: Over the last few decades, pollution caused by hydrocarbons has been reported as one of the main environmental problems in the world. The sources of hydrocarbon contamination are as varied as possible, such as oil leaks, underground fuel tank leaks, waters contaminated by the production of oil and gas, among others. These activities can cause serious environmental and economic problems for terrestrial and marine ecosystems. The effects of these activities depend on the level of contamination, location of the accident and, above all, the environmental conditions at the time o the accident. Diesel is a fuel derived from oil and is among the most consumed of all fuels. In the Amazon region, its consumption is certainly higher due to the large amount of vessels powered by diesel oil, which can be an aggravating factor for environmental problems in the region. Alternatives that are able to promote the degradation of hydrocarbons, without further aggravating the environmental problem, is of extreme importance in the current scenario. Among the most used techniques in this decontamination process, bioremediation has gained prominence. There is, however, a consensus in the literature that no microorganism has the capacity to fully metabolize oil. Hence, the constant search for the isolation of consortia that promote the degradation of a greater amount of xenobiotics present in oil and its derivatives. Therefore, the objective of this work was to select a bacterial consortium capable of effectively degrading hydrocarbons present in diesel and then make a proteomic analysis of this selected bacterial consortium. The consortia were collected in the vicinity of the Port of Ceasa in the city of Manaus, Brazil. In total 5, consortia were collected, and all of them were able to use diesel as a carbon source, especially A3, which was superior to the others. The results presented for this consortium were the best for DCPIP reduction, emulsification (in xylene, hexane and diesel), cellular hydrophobicity (in xylene, hexane and diesel), diesel solubilization and in the toxicity test with L. sativa. The diesel degradation rate by the A3 consortium, in just 7 days, was higher than 70%. From the analysis of the proteome of this consortium, 890 proteins were identified. These proteins all belong to the species Acinetobacter baumannii, Burkholderia cenocepacia and Cupriavidus taiwanensis. Evidence was found for the degradation of 11 xenobiotic compounds present in diesel, distributed between aliphatic and aromatic compounds. The detailed analysis of the participation of proteins identified in the metabolic routes used by each species, enabled the proposition of a synergistic action between the three strains that make up the A3 consortium for the metabolism of diesel. Thus, the A3 consortium has a huge potential for the recovery of areas affected by diesel or other petroleum hydrocarbons.
Keywords: Diesel
Biorremediação
Hidrocarbonetos
Água - Poluição por petróleo
Biodegradação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS: MICROBIOLOGIA: MICROBIOLOGIA APLICADA
???metadata.dc.subject.user???: Proteômica
Consórcio microbiano
Degradação de diesel
Biorremediação
Xenobiótico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Citation: SANTOS, Jefferson Ferreira dos. Sinergismo entre cepas de um consórcio bacteriano degradador de diesel isolado do Rio Negro. 2021. 197 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8599
Issue Date: 10-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em Biotecnologia

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