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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
Other Titles: A collaborative approach to differential calculus teaching and integral
???metadata.dc.creator???: Santos, Jhonata Moraes dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Disney Douglas de Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
???metadata.dc.description.resumo???: A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.
Abstract: The Differential and Integral Calculus subject is one of the subjects with one of the highest non-approval rates, due to this high rate, new methodologies and theories have been sought in order to improve the teaching and learning process. Thus, this research proposes to investigate the methodological intervention in a discipline of Differential and Integral Calculus. To this end, collaborative learning was used for its potential to promote more active learning through stimulation. We used Vygotsky’s cultural-historical theory as a reference in the perspective of supporting the process of interaction made by the group, monitor and teacher in relation to the learning process. The research has a qualitative and quantitative approach, the method that was used is the case study. For data analysis we used Bardin’s content analysis techniques, content analysis is a communication analysis technique, which will analyze what was said in interviews, in questionnaires or observed by the researcher. The research was carried out at the Federal University of Amazonas, in the Computer Engineering course, in the first period of 2020, in the Differential and Integral Calculus I discipline. Likewise, it was carried out in the Software Engineering course, in the second period of 2020 , also in the Differential and Integral Calculus I course. In the results it was possible to conclude that the collaborative approach allowed a reduction in the numbers of non-approved, in addition, we found that our approach contributes to the learning of the contents of Differential and Integral Calculus.
Keywords: Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Cálculo diferencial e integral
Não aprovação
Aprendizagem colaborativa
Intervenção metodológica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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