Recent Submissions
Quilombo e universidade: análise da política de ação afirmativa para quilombolas na ufopa (2015-2021)
A pesquisa intitulada “Quilombo e Universidade: análise da política de Ação Afirmativa para quilombolas na UFOPA (2015–2021)” foi desenvolvida na linha de pesquisa “Educação Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-UFAM). Seu objetivo geral consistiu em compreender as lutas a nível nacional para institucionalização da política supracitada e de seu percurso entre 2015 e 2021. A problemática que norteou ess...
Formação continuada do professor não indígena que atua em escolas indígenas: uma revisão sistemática de Teses e Dissertações nos períodos de 2011 – 2021.
Esta pesquisa se propôs a analisar como a temática da formação continuada de professores não indígenas vem sendo explorada, visando contribuir para uma reflexão mais ampla sobre as necessidades e desafios da atuação docente na educação escolar indígena. O estudo teve como objetivo geral investigar a produção nacional sobre esse tema, buscando mapear pesquisas na pós-graduação brasileira e discutir as características da formação continuada oferecida aos professores não indígenas que atuam em e...
Educação não formal e a formação no movimento de mulheres do campo amazônico: um estudo na CONTAG/FETTAGRI Amazonas no período 2010 a 2020
Esta dissertação apresenta análise da Educação não-formal e a formação no movimento de mulheres do campo amazônico na Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares/Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Estado do Amazonas (CONTAG/FETTAGRI/AM) no período 2010 a 2020. Resulta de estudos realizados no curso de Mestrado (2021-2023) do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM) vinculado à linha 3:...
A política de bonificação implantada pela SEDUC Amazonas: as alterações no trabalho da gestão escolar
A pesquisa foi financiada pela Fapeam. Esta dissertação se aloca no campo da pesquisa em Educação e possui como objeto de pesquisa as políticas de bonificação presentes na rede estadual de ensino. O objetivo geral é analisar a política de bonificação implantada pela Seduc/AM e as contradições com o trabalho na gestão escolar do bairro Flores, em Manaus, que se interliga com a seguinte questão problema: como a gestão escolar se organiza frente à política de bonificação? Para estruturar o traba...
Perspectivas teóricas e históricas das diretrizes legais da Educação Infantil do campo: implicações no contexto amazônico de Parintins
A Educação do Campo é uma concepção de educação, que se constrói nas lutas políticas pelo direito à terra e reforma agrária, políticas especificas para o território do campo e seus sujeitos. Diante disso, emerge o desejo por um ensino significativo partindo das vivências dos povos do campo, das aguas e das florestas, nesse processo, as múltiplas realidades que existem na Amazônia. O presente trabalho se propôs investigar quais as perspectivas e limites das diretrizes legais da educação infant...
Projeto aula em casa: análise das políticas de inclusão digital do Ensino Médio no Amazonas no contexto da pandemia
A pesquisa analisou a política de inclusão digital proposta pelo Projeto “Aula em Casa”, implementado nas escolas da rede estadual de ensino em Manaus, durante o período da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020/2021, tendo financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). Parte da seguinte questão norteadora: Quais são as Políticas de Inclusão Digital elaboradas para a educação no Brasil e no Amazonas? O objetivo geral consiste em analisar o “Projeto Aula e...
Eu vejo o presente repetir o passado e comprometer o futuro : o movimento das redes estaduais de ensino a partir da lei nº 13.415/2017
Esta pesquisa trata da reforma do ensino médio brasileiro instituída a partir da Lei nº 13.415/2017 no pós-golpe parlamentar de 2016 e é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Esta tese foi construída por pesquisa bibliográfica e documental. Compreende que as condições políticas brasileiras que subsidiaram a reforma do ensino médio regulamentada pela Lei nº 13.415/2017se originam na década de 1990 em que houve um avanço vertiginoso no atendimento às dema...
Desafios da Política de Formação Docente para a inclusão educacional dos estudantes de origem venezuelana na Rede Pública Municipal de Manaus
Este estudo investiga a política de formação continuada dos professores da rede pública municipal de Manaus e seus desdobramentos para a democratização da oferta educativa aos estudantes oriundos da Venezuela; e tem por tese a formação continuada como elemento fundamental para a inclusão. Esta tese buscou (1) apresentar as bases teóricas e metodológicas da pesquisa sobre a política de formação para professores da rede municipal de Manaus que ministram aula para os estudantes de outros países;...
Dança na educação infantil: uma possibilidade para a vivência da corporeidade
A presente pesquisa objetivou compreender como a dança clássica, através dos significados do fenômeno da corporeidade, integra o cotidiano de crianças, ressignificando suas práticas, seus espaços e tempos no processo educativo escolar. A presente tese pretendeu reconhecer que a dança clássica, enquanto manifestação artística e rítmica, desenvolvida por meio das atividades relacionadas aos movimentos das crianças, pode cooperar com o aprimoramento da percepção do ritmo, com crianças mais parti...
A política de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Paraíso: fundamentos, configurações e perspectivas dos sujeitos
Compreender os fundamentos e configurações da Política de Acompanhamento de Egresso – PAE - do IFRR-Campus Novo Paraíso e sua conjectura na relação com o sujeito-juvenil, é o que se propõe a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte questão central: Em que medida a Política de Acompanhamento de Egressos, desenvolvida no IFRR – Campus Novo Paraíso, tem contribuído para a qualidade socialmente referenciada dos processos formativos dos jovens sujeitos do ensino técnico integrado ao...
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021)
Este estudo tem o objetivo de compreender a organização político-pedagógica da alfabetização da SEMED/Manaus no processo de transição entre a Proposta Pedagógica dos Anos Iniciais - Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) e o Novo Currículo Escolar Municipal. Essa transição ocorreu no período de 2020 a 2021; todavia, sentiu-se a necessidade de aprofundar e contextualizar o objeto a partir da inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental e as implicações políticas sobre esse processo, com iní...
Transtorno do desenvolvimento da coordenação na Amazônia: um mergulho nas literaturas
A educação na etapa do ensino fundamental desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, fornecendo as bases necessárias para o sucesso acadêmico e pessoal ao longo da vida. A identificação de dificuldades nesta etapa, pode trazer múltiplos benefícios as crianças, auxiliando as mesmas em seu aprendizado e desenvolvimento pleno. As disfunções de aprendizado representam desafios significativos no processo educacional, afetando a aquisição de habilidade...
Políticas públicas e a organização da educação primária na província do Amazonas durante o Segundo Reinado (1872-1889)
A presente dissertação, alocada na Linha de Pesquisa Educação, Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desbruça-se sobre as políticas públicas e a organização do ensino primário na Província do Amazonas durante o fim do segundo reinado. Seu objetivo geral consiste em analisar os direcionamentos das Políticas Públicas para o Ensino Primário na Província do Amazonas (1872-1889), com foco na...
A escola que (não) tive e o(a) estudante que (não) fui: narrativas das trajetórias escolares de pessoas LGBT e a formação de professores(as) de Manaus/AM
Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado, inserida na Linha de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa “A escola que (não) tive, o(a) estudante que (não) fui: narrativas das trajetórias escolares de pessoas LGBT e a formação de professores(as) em Manaus/AM” defende que as narrativas das trajetórias escolares de estudantes LGBT explicitam subsídios crít...
Ações afirmativas e a população negra no amazonas: uma análise sobre a Lei de Cotas no curso de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – 2018-2022
A pesquisa intitulada “Ações afirmativas e a população negra no amazonas: uma análise sobre a Lei de Cotas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – 2018-2022”, deriva de uma análise realizada sobre a política de cotas especificamente para a população negra dentro da Ufam, com enfoque no curso de Pedagogia. Entretanto, a pesquisa perpassa vários cenários pertinentes acerca das ações afirmativas e questões étnico-raciais, sendo elaborada em caráter qualitativo, com pesquisa b...
Os desafios do trabalho docente na educação básica do município de Manaus em meio à pandemia da Covid-19
A dissertação analisa os desafios do trabalho docente na educação básica em meio à pandemia da Covid-19. O estudo foi desenvolvido com educadores da rede municipal de ensino de Manaus, buscando compreender como ocorreu o processo de adaptação dos professores ao Ensino Remoto Emergencial e quais foram as adversidades enfrentadas por eles durante sua jornada de trabalho, apresentando questões reincidentes com relação ao trabalho docente e a sua precarização, intensificada durante a pandemia. Su...
Entre diálogos e silenciamentos: o processo de formação contínua de indígenas professores (as) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM
A presente pesquisa aborda o processo de formação contínua de indígenas professores (as) no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Tem como objetivo central Compreender o processo de formação contínua do indígena professor (a) na relação entre as necessidades formativas de sua práxis, as ações formativas institucionais da Semed Manaus e a elaboração de sua identidade docente. Os objetivos específicos incluem: Descrever os fundamentos do processo de formação contínua do (da) ind...
O mecanismo da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (LIM) como fonte de recursos para educação superior pública do estado do Amazonas
O presente trabalho versa sobre a relação entre a Zona Franca de Manaus (ZFM), em particular as fabricantes de bens de informática instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e a Educação Superior do Estado do Amazonas, sob a forma do financiamento dessa modalidade de ensino, em decorrência do mecanismo estabelecido pela Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (LIM). Neste sentido, esta pesquisa, cuja inspiração perpassa a vivência do autor como partícipe da referida legislação, enquant...
Formação intercultural do professor indígena no Amazonas: um olhar decolonial sobre o projeto Pirayawara
A presente pesquisa tem por título Formação Intercultural do Professor Indígena no Amazonas: Um Olhar Decolonial sobre o Projeto Pirayawara. O escrito problematiza os atravessamentos que perpassam o magistério indígena Pirayawara, a partir dos princípios epistêmicos decoloniais. Por esta perspectiva, visa-se construir uma tecitura que enfoca a formação de professores(as) indígenas no contexto Amazônico, suscitando discussões sobre o processo formativo e seus contrastes, limitações e desafios,...
Narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade
Abordar o tema gênero e sexualidade na escola tornou-se algo polêmico em decorrência do cenário político instaurado nos últimos anos no Brasil. Como objetivo geral, esta pesquisa buscou compreender as narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade, identificando as estratégias de resistência utilizadas para lidar com o assunto no contexto escolar e, como objetivos específicos: a) evidenciar de que maneira a articulação com o currículo organiza essa discussão na escola, identi...
- 430 UFAM
- 314 Dissertação
- 116 Tese
- 165 2020 - 2024
- 195 2010 - 2019
- 67 2000 - 2009
- 2 1997 - 1999
- 13 2900 - 2999
- 91 2013 - 2099