Recent Submissions
Monitoria em Cálculo I: uma proposta de otimização do design didático-pedagógico com base em evidências
A pesquisa teve como objetivo investigar a Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral I na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e elaborar uma proposta com design metodológico otimizado para essa atividade a partir de evidências empíricas e de boas práticas. O estudo de caso teve abordagem mista com ênfase qualitativa utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Análise de Conteúdo de Bardin. Os instrumentos utilizados na investigação foram o Exame de Conhecimentos Pré-Cálculo (ECP) e ques...
Ações educacionais inclusivas no ensino de ciências na concepção da equipe multidisciplinar escolar sobre o transtorno do espectro autista, em Manaus/AM
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Contudo, trinta e cinco anos depois, e com o surgimento de várias outras leis, a inclusão de pessoas com deficiência ainda não ocorreu em sua plenitude. Este estudo buscou examinar o conhecimento e as percepções dos professores sobre os alunos matriculados na rede de ensino regular de Manaus-AM, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo
Neste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esque...
O modelo da metaorquestração instrumental associado à metodologia lesson study e suas implicações no processo de aprendizagem da docência para o ensino da matemática
Este estudo objetivou investigar as implicações do modelo da Metaorquestração Instrumental (MOI) associado à metodologia Lesson Study, no processo de aprendizagem dos conhecimentos especializados para o ensino da matemática, no contexto de formação inicial de professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa tanto descritiva quanto exploratória, e quanto a...
Gamificação do projeto temático para o ensino de conceitos, análise e interpretação de dados estatísticos
Esta pesquisa tem como objetivo, “Descrever uma metodologia que promova a interação e protagonismo dos alunos para o ensino e aprendizagem de conceitos, interpretação e análise de dados estatísticos”. E visa contribuir com a busca de novos métodos de ensino que se fazem necessários para a construção de conhecimentos matemáticos obtidos através da interação e colaboração entre os alunos. Pretende-se através desta pesquisa, analisar de que maneira uma metodologia de ensino que utiliza como estr...
O uso da experimentação como estratégia didática na construção dos saberes docentes no contexto do PIBID-UFAM.
Esta pesquisa está relacionada com a formação inicial de professores de Ciências, que reflete no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica. Muitas concepções didático-pedagógicas são adquiridas dentro da Universidade e são favorecidas no âmbito de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que proporciona aos discentes das Licenciaturas sua inserção no cotidiano das escolas públicas. O estudo tem como objetivo investigar como a util...
O Processo de implementação da Educação integral em quatro Escolas do Ensino Fundamental em Manaus, Amazonas
A pesquisa objetiva investigar o processo de implementação de princípios das práticas democráticas potencializadoras da Educação Integral, na percepção de profissionais (gestores e professores) do Ensino Fundamental, de escolas selecionadas da rede pública da cidade de Manaus. Considerando as constantes mudanças nos aspectos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais que influem nas demandas sociais, a educação assume outras dimensões e precisa ser pensada para resolver os desafios conte...
Progressão curricular na educação matemática: contribuições para a gestão da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa tem por finalidade analisar a progressão curricular e pedagógica do componente curricular matemática, tendo por base as orientações curriculares, as concepções docentes e modos de organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se levou em conta a organização do trabalho escolar e a abordagem pedagógica do ensino, considerando as especificidades de formação do professor unidocente e suas implicações face às orientações contidas na Bas...
As Histórias em Quadrinhos como ferramenta metodológica de ensino aprendizagem no Ensino de Ciências
As histórias em quadrinhos (HQs) têm o potencial de engajar leitores de todas as idades, estimular a criatividade e promover a compreensão de conceitos complexos de forma visual e acessível. Como recurso didático, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para incentivar a leitura, desenvolver habilidades de linguagem, e quando articulado aos projetos integradores pode promover a compreensão de temas diversos e estimular a imaginação dos estudantes. Buscar práticas que favoreç...
A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio
Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC- EM) em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do currículo do novo ensino médio teve que esperar, devido à pandemia da Covid-19, que mudou o cenário nacional, tornando inviável a continuidade dos processos educacionais nos calendários propostos e segu...
Jogos e atividade lúdicas: aplicações de critérios de usabilidade na gamificação em ambiente virtual de aprendizagem destinado a formação de professores
A pesquisa teve como finalidade analisar a usabilidade da disciplina Jogos e Atividades Lúdicas do ambiente virtual de aprendizagem graduacao@UFAM utilizando o conceito de gamificação, visando a melhoria da interação homem computador, além de identificar as características de usabilidade do Software Moodle que interferiam na sua utilização quando acessados pelos usuários (discentes) da disciplina; desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem gamificado que promovesse a melhoria para os seu...
A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio
Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do currículo do novo ensino médio teve que esperar, devido à pandemia da Covid-19, que mudou o cenário nacional, tornando inviável a continuidade dos processos educacionais nos calendários propostos e ...
A Controvérsia sociocientífica das vacinas no processo de ensino-aprendizagem dos vírus
Os vírus estão mais presentes no nosso cotidiano do que podemos imaginar. Porém, o processo de ensino-aprendizagem destes microrganismos ainda está distante da realidade dos estudantes. Existe uma grande dificuldade em contextualizar os conteúdos aprendidos em sala de aula, para o pleno exercício da cidadania. Faz-se necessário que as aulas de Biologia abordem assuntos que relacionem a ciência, tecnologia e sociedade (CTS), pois o desenvolvimento científico e tecnológico influencia diretament...
Astronomia cultural: uma perspectiva de aprendizagem baseada na alfabetização científica
A Astronomia cultural investiga como o conhecimento cosmológico de diversas sociedades foi produzido a partir da estreita relação sociocultural destes povos com o céu. Essa abordagem multicultural, validada pelos documentos educacionais vigentes (Lei nº 11.645/08), possibilita a ampliação da visão que o estudante possui em relação à construção do conhecimento científico, ao considerar outros olhares a respeito da dinâmica que envolve os fenômenos astronômicos considerando a perspectiva dos po...
Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas
Este estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de I...
Contribuições para a formação inicial de professores de Química e Física sobre as habilidades científicas com abordagem investigativa mediadas por tecnologias
É comum, em se tratando de educação, ouvirmos falar das habilidades que um estudante deve desenvolver na escola, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas Diretrizes, porém pouco se fala sobre essas habilidades e como elas podem ser trabalhadas na formação inicial do professor. Para que seja possível o desenvolvimento de habilidades, o professor deve tornar-se um sujeito reflexivo acerca de sua formação, da sua prática e dos problemas que a rodeiam. Para Perrenoud (1999), a re...
Um jogo digital como um instrumento de mediação no ensino de Biologia
O ensino de Biologia apresenta em sala de aula a mesma metodologia de aprendizagem baseada em aula expositiva, aplicações de testes que avaliam a memorização do aluno, dentro de um conteúdo desvinculado da realidade do discente. É um desafio na contemporaneidade o professor pensar em metodologias que auxiliem para um aprendizado eficiente diante das novas exigências profissionais, oriundas das políticas educacionais. O recurso do Jogo Digital de Trilha, desenvolvido no programa de criação/edi...
Alfabetização matemática nos cadernos de formação do PNAIC: concepção e perspectiva metodológica
Esta pesquisa buscou compreender e explicitar a matriz conceitual e metodológica definida nos cadernos de Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC com bases nos princípios de letramento, tomando como objeto de estudo os cinco cadernos de Alfabetização Matemática do Pacto: Apresentação, Organização do trabalho pedagógico, Saberes matemáticos e Outros campos do saber, A Alfabetização matemática na perspectiva do letramento e, Educação Matemática do C...
História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
Partindo do pressuposto que o ensino e a aprendizagem de ciências que visem o letramento científico nas Séries Iniciais, deva considerar a criança como participante ativo, que a presente investigação intitulada, História da Química no Ensino Fundamental I: Indicadores de Alfabetização Científica, buscou por articulações teóricas e práticas, com o objetivo de, investigar a aplicação da metodologia, Proposta Didática Inversa (PDI), a partir das contribuições do instrumento balança para Históri...
Alfabetização ecológica: concepções, práticas educativas e novos desafios no ensino de ciências em contexto de pandemia
A sociedade contemporânea é vítima de si mesma, devido às escolhas irrefletidas que diariamente adota e que incide diretamente no seu modo de vida, na alta do custo de vida, dos preços dos bens de origem natural e mais recentemente, a Covid-19 que deve ser vista como uma resposta biológica do planeta, à emergência ecológica e social que a humanidade trouxe sobre si mesma, a partir de um desequilíbrio ecológico, oriunda das desigualdades sociais e econômicas. Dessa forma, um caminho epistemoló...
- 116 UFAM
- 116 Dissertação
- 1 2999
- 116 Acesso Aberto