Recent Submissions
O protagonismo da aprendizagem matemática e seus coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem
As dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem na disciplina de Matemática e a importância do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes para a vida cotidiana, no contexto escolar e social, são atendidas para sua solução de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que também agiu como parâmetros para a conclusão dos objetivos da pesquisa e por meio das habilidades e competências declaradas no contexto educacional regional, que caracteriza os coadjuvantes do protagonismo a...
Educação em saúde na disciplina de Ciências: percepções dos profissionais da educação e saúde em Manaus/AM
A desinformação tem causado impactos significativos na sociedade, especialmente durante a pandemia de COVID-19, expondo a fragilidade do conhecimento da população sobre saúde. A disseminação de informações falsas sobre tratamentos e curas revelou a necessidade de um ensino mais eficaz de conceitos de saúde, especialmente no ambiente escolar, onde muitos estudantes dependiam exclusivamente de seus professores como fonte confiável. Os educadores enfrentaram dificuldades ao responder a perguntas...
Os memes da internet como ferramenta didática para o ensino de ciências: uma análise na perspectiva vygotskyana
O meme é um novo gênero da comunicação que se popularizou nas mídias digitais nos últimos anos devido ao desenvolvimento tecnológico e ao advento da internet e das redes sociais. São muito populares e constantemente relacionados a situações humorísticas, entretanto, o meme não é somente um instrumento para diversão na internet como a maioria das pessoas pensa. Estudos recentes têm avaliado o potencial de sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem formal, todavia, esses estudos ainda s...
Promovendo a alfabetização científica por meio da narrativa histórico-investigativa “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”
A alfabetização científica e tecnológica (ACT) almeja a formação que torne o estudante hábil para utilizar seu conhecimento sobre a atividade científica e sobre conceitos científicos em análises bem informadas e na tomada de decisões conscientes. Para tanto, é preciso viabilizar reflexões sobre a natureza da ciência (NdC), envolvendo o processo de construção da ciência e o estabelecimento da sua credibilidade, sobre escolhas feitas por cientistas, entre outros aspectos. Nesse sentido, diversa...
A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da gênese instrumental dos artefatos malha quadriculada e Tangram a partir de situações que envolvam os conceitos de área e perímetro de figuras planas dentro do campo conceitual das grandezas geométricas. A pesquisa tem como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud (1982) que estuda a conceitualização por meio de situações tarefas ligadas à estrutura cognitiva do indivíduo; a abordagem instrumental proposta p...
Reconhecendo invariantes operatórios no sólido geométrico cilindro à luz da teoria dos campos conceituais
O desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da conceitualização ao longo do tempo e pelas experiências vividas pelo sujeito. No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, a formação de conceitos é necessária para que o estudante se desenvolva em uma postura crítica frente aos problemas existentes na atual sociedade moderna, como propõe a BNCC, mostrando, portanto, uma urgência em romper com a memorização de algoritmos que têm encaminhado para uma aprendizagem mecânica e sem...
O jogo digital como mediação no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo pedagógico, limitando o ensino e os interesses de aprendizagem dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi compreender e aplicar as ferramentas do jogo digital Gartic na perspectiva de fundamentação e elaboração d...
A inserção da fotografia na aprendizagem Matemática: cartografia dos olhares de estudantes do ensino médio na criação de conceitos em Geometria Espacial na cidade de Tefé/AM
O mundo contemporâneo está cada vez mais globalizado, a todo instante surgem novas tecnologias, e a Matemática não pode ser alheia a essas transformações. O professor, por sua vez, enfrenta um grande desafio nesse processo: estabelecer estratégias em sala de aula que esteja interligadas a essas tecnologias e que promova um melhor aprendizado matemático dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou acompanhar e experimentar os processos possíveis para a aprendizagem em Ge...
O uso de videoaulas do projeto aula em casa no ensino de ciências: análise à luz da teoria da aprendizagem significativa
A Pandemia do COVID-19 impactou a rotina de todos ao redor do mundo. Em meio a esta situação, a educação se encontrava em adaptação ao cenário em questão. Com isso, o estado do Amazonas criou meios que foram necessários para uma adaptação a essa circunstância, para que estudantes da rede pública não ficassem prejudicados em relação à assimilação dos conteúdos e ao calendário escolar. Nesse contexto, o projeto Aula em Casa (SEDUC-AM) utilizou da aplicação de videoaulas para proporc...
A experimentação investigativa contextualizada por meio de materiais acessíveis como estratégia para uma aprendizagem significativa
Em relação ao ambiente escolar, onde o processo de Ensino e Aprendizagem precisa ir além do que se é visto no cotidiano das escolas: a exposição oral e uso do livro didático são constantemente utilizadas como únicas ferramentas de ensino, e o que se sabe, não é o suficiente para promover uma aprendizagem significativa tendo em vista que existem diversos fatores que contribuem para a falta de interesse dos estudantes com relação aos conteúdos vistos na escola, portanto, é importante que o ensi...
Análise dos enunciados discursivos dos itens das Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem em Libras
Essa pesquisa tem como tema central o Enem em Libras como uma atividade comunicacional dialógica detentora de duas modalidades de gêneros do discurso (prova impressa e vídeoprova), na qual se propagam os enunciados discursivos através dos itens de quatro áreas do conhecimento, sendo que nesta dissertação damos ênfase a sete itens da Biologia pertencentes à Competência 8 e Habilidade 28 da Matriz de Referência das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O presente estudo teve como objetivo ce...
Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analisar o processo de Gênese Instrumental por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração, com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de fraçõe...
O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
Este trabalho buscou mapear as contribuições do uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, em particular para a abordagem das noções básicas de cálculo algébrico. Realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória junto a dois professores de matemática do Ensino Fundamental (EF) da EETI Maria Izabel Desterro e Silva, com o intuito de conhecer as práticas pedagógicas daqueles profissionais, além de analisar os desafios da implem...
O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
A reflexão sobre elementos que constituem o complexo processo formativo de professores de Matemática surgiu a partir de uma experiência como discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFAM/AM do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Neste contexto, surgiram várias inquietações, dentre as quais, destaca-se a presença do Professor Formador, uma vez que este se constitui como uma espécie de fio condutor de todo o processo formativo de novos professores...
O planejamento como dispositivo de tecnologia assistiva no ensino médio: agenciamentos possíveis entre professor e intérprete educacional de Libras na prática pedagógica com alunos surdos
Pensar na escola como um ambiente plural já não é nenhuma novidade, ainda mais em momentos hodiernos em que muito se tem falado sobre a inclusão, o que faz direcionar o diálogo para a problemática da garantia de uma proposta realmente inclusiva. Portanto, visando o planejamento e agenciamentos entre professores e intérpretes educacionais de LIBRAS que esta pesquisa teve como metodologia a cartografia deleuzo-guattariana dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari que apresentam um...
MOOC no Amazonas - uma análise da concepção de cursos à distância para educadores ribeirinhos: trajetória de uma pesquisadora cartógrafa
Esta dissertação apresenta movimentos de agenciamentos da Educação Financeira com aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos de uma comunidade ribeirinha do Amazonas. Cujo o objetivo foi investigar as intervenções realizadas em ações de extensão no contexto da formação de professores em uma comunidade ribeirinha. Nesse processo, entendemos a escola não apenas como um lugar físico onde o ensino e a aprendizagem acontecem, mas como um território carregado de significados, poderes, rel...
Formação inicial de professores de química: uma análise a partir da perspectiva do professor-pesquisador
A formação do professor como pesquisador ou professor-pesquisador constitui-se atualmente como um modelo para a promoção do desenvolvimento profissional do educador. A formação pautada na pesquisa científica pode contribuir para um profissional reflexivo quanto à sua prática, seu papel social, sua realidade, sobre o exercício da sua profissão, tendo uma atuação crítica sobre esses e vários outros temas oriundos do seu cotidiano e o de seus alunos. Do exposto, este trabalho foi norteado pela s...
Monitoria em Cálculo I: uma proposta de otimização do design didático-pedagógico com base em evidências
A pesquisa teve como objetivo investigar a Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral I na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e elaborar uma proposta com design metodológico otimizado para essa atividade a partir de evidências empíricas e de boas práticas. O estudo de caso teve abordagem mista com ênfase qualitativa utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Análise de Conteúdo de Bardin. Os instrumentos utilizados na investigação foram o Exame de Conhecimentos Pré-Cálculo (ECP) e ques...
Ações educacionais inclusivas no ensino de ciências na concepção da equipe multidisciplinar escolar sobre o transtorno do espectro autista, em Manaus/AM
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Contudo, trinta e cinco anos depois, e com o surgimento de várias outras leis, a inclusão de pessoas com deficiência ainda não ocorreu em sua plenitude. Este estudo buscou examinar o conhecimento e as percepções dos professores sobre os alunos matriculados na rede de ensino regular de Manaus-AM, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo
Neste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esque...
- 133 UFAM
- 133 Dissertação
- 1 2999
- 133 Acesso Aberto