Recent Submissions
Abstração reflexionante com uso de material dourado mediada pela engenharia didática
Este trabalho visa avaliar o uso do material dourado com foco na abstração reflexionante, aplicando a Engenharia Didática no ensino de Matemática a estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino, localizada na Zona Sul de Manaus. A investigação parte do questionamento de que sequências didáticas voltadas para o ensino da matemática que propõem o uso do material dourado, têm potencial para desenvolver a abstração reflexi...
A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin
Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado, que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes isolados e específicos, mas em um conjunto de elementos. Essa mesma razão aplica-se ao resultado escolar na promoção, quando há o êxito do estudante, o mesmo entende-se como oriundo de um conjunto de fatores que assoc...
Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas
Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as dimensões do sujeito no processo educativo, não se restringindo apenas à dimensão cognitiva. Com o intuito de compreender o cotidiano de uma instituição que estava nos espaços das Aldeias Infantis SO...
O ensino remoto no contexto pandêmico: um olhar sobre uma escola pública estadual em Humaitá-AM
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a utilização do Ensino remoto em uma escola da rede pública estadual de Humaitá, no contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19) período 2020-2021, e tenta buscar um nexo entre o que é teorizado para esta modalidade de ensino e a realidade prática no ambiente da sala de aula. Sobre as estratégias utilizadas pelos professores para fazer a mediação do conhecimento junto aos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Também buscou conhecer se...
As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.
O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é fundamental para propor novas discussões a res...
As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas....
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas
A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas, que atuam na sala regular com estudantes com deficiência. Para tanto, utilizaremos como ponto de partidas: legislação nacional como Constituição Na...
Escolas do Campo e formação nos assentamentos de Reforma Agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo, no Amazonas
Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado de Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Recebendo o título “Escolas do campo e formação nos assentamentos de reforma agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo – AM”, o estudo buscou discutir sobre duas políticas públicas, o projeto de assentamentos agrários visando o acesso a moradia e recursos de assist...
O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
As tecnologias da informação fazem parte do cotidiano da sociedade, e os educadores de Geografia estão inseridos nessa dinâmica digital. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da interação de realidade virtual no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de geografia, suas possibilidades e desafios diante da realidade amazônica. Para tal, foi aplicado um questionário de maneira quantitativa, para professores de Geografia que já atuam ou já atuaram lecionan...
Educação Física escolar: desafios e possibilidades do uso das TDICS no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19
A pandemia ficará para a história, porque milhões de pessoas em todo o mundo foram isoladas das salas de aula devido às medidas de confinamento para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Para dar continuidade aos processos de formação, de ensino e de aprendizagem, órgãos de saúde e os governos recomendaram o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como principal ferramenta para o desenvolvimento do trabalho educativo em todos os níve...
Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
Diante dos efeitos relacionados às medidas de combate e controle da emergência sanitária de COVID - 19, a educação ficou muito prejudicada nos diferentes níveis de ensino em no nosso País. Tal situação motivou a proposição dessa pesquisa com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-estudo-aprendizagem dos conteúdos de matemática, considerando-se o contexto de emergência sanitária, ocorrido entre 2020 e 2021. Espera-se que tais informaçõ...
Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no Município de Barreirinha – Amazonas
O estudo intitulado Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no município de Barreirinha – Amazonas, está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN) do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa buscou “analisar as práticas pedagógicas em classes multisseriadas na Educação Infantil em escolas do campo do município de Barreirinha -...
Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas dos professores de matemática da Educação do Campo a partir da etnomatemática. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos, os quai...
A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
A Química é comumente vista pelos estudantes como uma disciplina cheia de cálculos e fórmulas que não está presente no cotidiano dos mesmos. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo fazer uso de espaços não formais de ensino aliados a utilização nutricional do açaí (Euterpe oleracea Mart.) para contextualizar conceitos de Química orgânica, buscando melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foram realizadas ações pedagógicas como: aulas teóricas vinculadas a...
A língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de surdos em escolas estaduais no município de Humaitá-AM
A educação escolar de estudantes Surdos é um grande desafio, tanto para os estudantes quanto para os professores, pois ambos enfrentam inúmeros obstáculos para que se efetivem os processos de ensino e de aprendizagem. Os estudantes Surdos enfrentam dificuldades já no ingresso e, mais tarde para permanecer na escola regular devido a falta de suporte necessários a estes, tais como: profissionais intérpretes, orientação e formação para os profissionais da escola. Todavia, a Língua brasileira de ...
Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada
A presente dissertação com o tema “Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada”. Objetivou analisar o processo de formação continuada de professores do campo que trabalham em escolas multisseriadas (Ensino Fundamental I e II) da rede municipal de educação de Humaitá-Amazonas. Em parâmetros metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa e na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball. Participaram da pesquisa professores que lecionam em turmas multisseriadas...
O Show da Luna como possibilidade de Educação em Ciências na Educação Infantil
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin). O problema de pesquisa surgiu do questionamento sobre a possibilidade de o desenho animado O Show da Luna! ser utilizado como recurso tecnológico, associado a conceitos e ao uso de experimentos, no intuito de promover a iniciação científica das crianças da Educação Infantil...
O olhar científico nos paradidáticos: uma análise nos livros em escolas públicas de Manaus no ensino fundamental I
Este trabalho de pesquisa realizado ao abrigo do PPGECH-UFAM, na linha 1- Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas trouxe como problema entender sobre a importância da leitura com os livros paradidáticos na escola para o conhecimento científico e formação de leitores, ou seja, a utilização de textos alternativos, que não sejam os livros didáticos da escola, os que cumprem o currículo escolar no planejamento, mas textos que podem ser trabalhados a parte desses cont...
Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
A formação continuada passou por diversos processos ao longo da história: tida inicialmente com uma abordagem tecnicista com foco no mercado de trabalho, passa por críticas e é objeto de estudo de diversos pesquisadores como Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) e outros que servirão como base teórica desta pesquisa. Atualmente, tendo esta temática pautada na reflexão e no preparo do professor para enfrentar as adversidades frente a novos contextos sociais, a presente p...
Políticas curriculares para o ensino médio: os desafios da integração curricular para a construção do conhecimento e protagonismo do estudante
A presente dissertação é resultado de proposta de pesquisa cujo objeto de estudo analisou as políticas educacionais consolidada na recente homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação na construção de conhecimento considerando o aspecto pragmático na produção de políticas escolares para o ensino médio. Enquanto política pública a reformulação do currículo para o ensino médio buscou alavancar mecanismos da tecnologia nos campos da informação e da comunicação, que na conte...
- 79 UFAM
- 78 Dissertação
- 1 Tese
- 1 2999