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Educação ambiental: concepções e práticas ambientais no Ensino Fundamental no município de Lábrea - AM
Em um mundo assolado pela crise ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge como um farol de esperança. Esta pesquisa teve como objetivo de estudo compreender como as professoras do Ensino Fundamental I desenvolvem a EA na Escola Municipal Coronel Labre, localizada na área rural do município de Lábrea/Amazonas. Neste trabalho, buscou-se investigar o seguinte problema: Como são desenvolvidas as práticas de Educação Ambiental conforme as orientações legais e curriculares para o Ensino Fundamenta...
Análise dos hábitos de estudos na Educação de Jovens e Adultos na modalidade - EJA, em escolas do Brasil (Humaitá e Lábrea-AM) e Moçambique (Tete, Região Centro) – Estudo Comparado.
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa no âmbito do hábito de estudo na Educação de Jovens e Adultos-EJA, em estudo comparado entre Humaitá e Lábrea, no estado do Amazonas, Brasil e Tete – Região Centro de Moçambique. O objetivo geral é analisar a influência e organização destes hábitos destinados ao processo de aprendizagem escolar, identificando as estratégias de estudos adotadas e principais dificuldades enfrentadas no ensino equivalente ao Fundamental e Médio na modalidade. A pesqui...
Desafios e perspectivas sobre atividades experimentais: o uso de indicadores naturais extraídos na Região Amazônica como alternativa no ensino de Química em uma escola pública no município de Santo Antônio do Içá – Amazonas
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores e estudantes sobre o uso de aulas experimentais no ensino de Química no município de Santo Antônio do Içá – Amazonas, a partir da perspectiva da alfabetização científica, além de buscar compreender quais são as abordagens dos professores sobre as aulas experimentais para o ensino médio, tendo como base a Alfabetização Científica, bem como entender quais são as concepções dos estudantes sobre as aulas experimentais pa...
Políticas curriculares e práticas pedagógicas para/na educação de surdos no município de Humaitá – Am
O presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa perceber como se constituem as práticas de ensino voltadas a educação de surdos de professores/as atuantes na Escola Municipal Dom Bosco do Munícipio de Humaitá – Amazonas, e as articulaçõe...
Atributos do solo em área de descartes de resíduos urbanos no Sul do Amazonas
O solo é um ecossistema dinâmico, formado a partir da decomposição de rochas, e sua evolução está atrelada a fatores climáticos, topográficos e temporais. O crescimento populacional intensifica a geração de resíduos sólidos, e seu descarte inadequado pode provocar mudanças significativas nos atributos do solo. A disposição irregular de resíduos sem infraestrutura adequada pode comprometer a qualidade do solo e potencializar impactos ambientais. Dessa forma, torna-se essencial compreender a di...
Qualidade do açaí (Euterpe spp) comercializado por batedores artesanais no município de Humaitá-Amazonas
O açaí movimenta a economia e representa a cultura da região Norte. O fruto tornou-se popular e o consumo é crescente no mundo todo. Dessa maneira, a exigência com a qualidade transparece em cada etapa do preparo. Este estudo buscou apresentar a importância da qualidade do açaí comercializado por batedores artesanais no município de Humaitá- AM, contribuindo com informações que possam servir de subsídios para auxiliar políticas públicas direcionadas ao setor, bem como fornecer orien...
Relações de gênero nas ciências exatas e naturais: Programa Ciência na Escola no interior do Amazonas
A presente pesquisa está vinculada a linha II: Ensino das Ciências Exatas e Naturais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A dissertação propôs como objetivo geral, analisar relações entre questões de gênero e ciência a partir de revisão de literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo (relacionada ao Programa Ciência na Escola da Fundação de Amp...
Contextualizar, criar e ler: uma análise sobre a abordagem triangular no ensino de arte nos ementários dos projetos políticos de curso dos Institutos Federais da região Norte
A presente pesquisa é resultada a partir do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas, e buscou investigar a presença da Abordagem Triangular no ensino de Arte nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do eixo tecnológico de Informação e Comunicação nos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. A Abordagem Triangular estrutura o ensino de Arte a partir de três dimensões fundamentais: contextualização, leitura e criação. O estu...
Narrativas docentes sobre práticas matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas estaduais do município de Humaitá -AM
A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa ‘Ensino das Ciências Exatas e Naturais’ do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos docentes que ministram aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Humaitá-AM. Para alcançar tal objetivo, a investigação se desdobra em três metas específicas: a) identificar, nas narrativ...
A formação de educadoras(es) do campo em turmas multisseriadas no Assentamento São Francisco – Canutama/Amazonas
A pesquisa intitulada “A formação de Educadoras(es) do campo em turmas multisseriadas no Assentamento São Francisco – Canutama-Amazonas”, se desenvolve no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Humanas, por meio da linha de pesquisa: perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas e tem como objetivo analisar as políticas e contextos formativos para o atendimento educacional das crianças/alunos(as) de um assentamento em turmas multisseriadas no contex...
O ensino de ciências em uma unidade prisional no sul do Amazonas: significações de professores
A presente pesquisa investigou as significações atribuídas pelos professores à educação na prisão, com foco no ensino de Ciências da Natureza em uma unidade prisional no Sul do Amazonas, considerando os desafios enfrentados na prática docente nesse contexto. Com base nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, o estudo objetivou compreender as significações do trabalho e da prática docente, em especial daqueles que atuam no ensino de Ciências da natur...
O ensino de botânica por meio das plantas medicinais no município de Parintins/Amazonas: As narrativas dos professores de Biologia
As plantas medicinais têm grande relevância cultural e científica, especialmente em regiões onde seu uso é comum, como no município de Parintins–Amazonas. Além de serem parte do cotidiano da população, essas plantas representam uma importante oportunidade para o ensino de botânica nas escolas, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes e potencializando uma aprendizagem significativa. Assim sendo, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a percepção de professores d...
O Processo de ensino e sustentabilidade: perspectivas das professoras da Comunidade Costa do Canabuoca III/Manacapuru-AM
Entendendo a relação em que o processo de ensino ocorre na interação professor-aluno, onde há a intenção de transmitir conhecimento e promover o aprendizado, a sustentabilidade refere-se às práticas que buscam equilibrar o desenvolvimento humano com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino e a sustentabilidade está vinculada à formação de indivíduos conscientes e responsáveis aos impactos no meio ambiente, ocasionados por suas ações, valorizando as v...
Educação lúdica: estudo de caso no uso de jogos didáticos no ensino/aprendizagem de Ciências com professores de Santo Antônio do Içá - AM
A educação lúdica tem se mostrado uma abordagem eficaz para potencializar a aprendizagem dos estudantes, promovendo maior engajamento e participação ativa no processo. Utilizar os jogos didáticos no ensino-estudo-aprendizagem da disciplina de Ciências Naturais, pode trazer diversos impactos tais como: Social; Científico e Acadêmico. Esta pesquisa teve por objetivo geral: analisar as concepções dos professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II, em relação a contribuição dos jogos d...
A prática pedagógica em turmas multisseriadas de uma escola municipal ribeirinha em Humaitá – Amazonas
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na linha de pesquisa Ensino das Ciências e Humanas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa apresenta as seguintes inquietações: A partir de quais subsídios legais os(as) professores(as) se apoiam para atuar nas classes multisseriadas? Qual metodologia é utilizada pelos(as) educadores(as)? Como essa prática é vivenciada no dia a dia? Diante disso, este estudo b...
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino...
Formação docente para o ensino de Língua Inglesa no Campus Vale do Rio Madeira: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Letras
As propostas de formação inicial de professores de Língua Inglesa necessitam de mudanças que atendam as demandas sociais e políticas contemporâneas. Essas mudanças são ações necessárias que devem partir dos currículos dos Cursos de Letras em consonância com os documentos legais de formação docente, os quais devem oferecer conhecimentos linguísticos e pedagógicos que desenvolvam em seus acadêmicos saberes interculturais para atuarem nos diversos espaços que a licenciatura oportuniza. As transf...
Uso zootécnico de plantas medicinais por produtores rurais: um estudo etnobotânico em uma comunidade ribeirinha do município de Lábrea, Amazonas
A etnotânica é um campo de estudo que se dedica a investigar a relação entre as comunidades humanas e as plantas. Ela busca compreender como as plantas são utilizadas por diferentes culturas, incluindo seu uso medicinal. Com base nas concepções agroecológica, sabemos que em comunidades ribeirinhas, há produtores de animais domésticos, que possuem um sistema na qual é possível verificar que animais também necessitam de cuidados, assim faz-se importante destacar o uso das plantas medicinais par...
Agricultura sustentável: avaliação do uso de adubação orgânica na produção de olerícolas no município de Humaitá, Região Sul do Estado do Amazonas.
Esta pesquisa teve como objetivo de avaliar o uso da adubação orgânica como prática sustentável na produção de olerícolas. A pesquisa foi realizada no município de Humaitá, localizado ao sul do estado do Amazonas, por meio de entrevistas baseadas em questionários com perguntas abertas e estruturadas. A abordagem metodológica combinou aspectos qualitativos e quantitativos para avaliar o uso da adubação orgânica. O projeto foi previamente submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa co...
Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas
A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas, especificamente, aqueles e aquelas que desenvolveram suas atividades docentes até o ano de 2022. O aporte metodológico se ...
- 192 UFAM
- 191 Dissertação
- 1 Tese
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