Recent Submissions
Análise dos enunciados discursivos dos itens das Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem em Libras
Essa pesquisa tem como tema central o Enem em Libras como uma atividade comunicacional dialógica detentora de duas modalidades de gêneros do discurso (prova impressa e vídeoprova), na qual se propagam os enunciados discursivos através dos itens de quatro áreas do conhecimento, sendo que nesta dissertação damos ênfase a sete itens da Biologia pertencentes à Competência 8 e Habilidade 28 da Matriz de Referência das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O presente estudo teve como objetivo ce...
Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analisar o processo de Gênese Instrumental por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração, com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de fraçõe...
O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
Este trabalho buscou mapear as contribuições do uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, em particular para a abordagem das noções básicas de cálculo algébrico. Realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória junto a dois professores de matemática do Ensino Fundamental (EF) da EETI Maria Izabel Desterro e Silva, com o intuito de conhecer as práticas pedagógicas daqueles profissionais, além de analisar os desafios da implem...
O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
A reflexão sobre elementos que constituem o complexo processo formativo de professores de Matemática surgiu a partir de uma experiência como discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFAM/AM do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Neste contexto, surgiram várias inquietações, dentre as quais, destaca-se a presença do Professor Formador, uma vez que este se constitui como uma espécie de fio condutor de todo o processo formativo de novos professores...
O planejamento como dispositivo de tecnologia assistiva no ensino médio: agenciamentos possíveis entre professor e intérprete educacional de Libras na prática pedagógica com alunos surdos
Pensar na escola como um ambiente plural já não é nenhuma novidade, ainda mais em momentos hodiernos em que muito se tem falado sobre a inclusão, o que faz direcionar o diálogo para a problemática da garantia de uma proposta realmente inclusiva. Portanto, visando o planejamento e agenciamentos entre professores e intérpretes educacionais de LIBRAS que esta pesquisa teve como metodologia a cartografia deleuzo-guattariana dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari que apresentam um...
MOOC no Amazonas - uma análise da concepção de cursos à distância para educadores ribeirinhos: trajetória de uma pesquisadora cartógrafa
Esta dissertação apresenta movimentos de agenciamentos da Educação Financeira com aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos de uma comunidade ribeirinha do Amazonas. Cujo o objetivo foi investigar as intervenções realizadas em ações de extensão no contexto da formação de professores em uma comunidade ribeirinha. Nesse processo, entendemos a escola não apenas como um lugar físico onde o ensino e a aprendizagem acontecem, mas como um território carregado de significados, poderes, rel...
Formação inicial de professores de química: uma análise a partir da perspectiva do professor-pesquisador
A formação do professor como pesquisador ou professor-pesquisador constitui-se atualmente como um modelo para a promoção do desenvolvimento profissional do educador. A formação pautada na pesquisa científica pode contribuir para um profissional reflexivo quanto à sua prática, seu papel social, sua realidade, sobre o exercício da sua profissão, tendo uma atuação crítica sobre esses e vários outros temas oriundos do seu cotidiano e o de seus alunos. Do exposto, este trabalho foi norteado pela s...
Monitoria em Cálculo I: uma proposta de otimização do design didático-pedagógico com base em evidências
A pesquisa teve como objetivo investigar a Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral I na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e elaborar uma proposta com design metodológico otimizado para essa atividade a partir de evidências empíricas e de boas práticas. O estudo de caso teve abordagem mista com ênfase qualitativa utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Análise de Conteúdo de Bardin. Os instrumentos utilizados na investigação foram o Exame de Conhecimentos Pré-Cálculo (ECP) e ques...
Ações educacionais inclusivas no ensino de ciências na concepção da equipe multidisciplinar escolar sobre o transtorno do espectro autista, em Manaus/AM
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Contudo, trinta e cinco anos depois, e com o surgimento de várias outras leis, a inclusão de pessoas com deficiência ainda não ocorreu em sua plenitude. Este estudo buscou examinar o conhecimento e as percepções dos professores sobre os alunos matriculados na rede de ensino regular de Manaus-AM, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo
Neste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esque...
O modelo da metaorquestração instrumental associado à metodologia lesson study e suas implicações no processo de aprendizagem da docência para o ensino da matemática
Este estudo objetivou investigar as implicações do modelo da Metaorquestração Instrumental (MOI) associado à metodologia Lesson Study, no processo de aprendizagem dos conhecimentos especializados para o ensino da matemática, no contexto de formação inicial de professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa tanto descritiva quanto exploratória, e quanto a...
Gamificação do projeto temático para o ensino de conceitos, análise e interpretação de dados estatísticos
Esta pesquisa tem como objetivo, “Descrever uma metodologia que promova a interação e protagonismo dos alunos para o ensino e aprendizagem de conceitos, interpretação e análise de dados estatísticos”. E visa contribuir com a busca de novos métodos de ensino que se fazem necessários para a construção de conhecimentos matemáticos obtidos através da interação e colaboração entre os alunos. Pretende-se através desta pesquisa, analisar de que maneira uma metodologia de ensino que utiliza como estr...
O uso da experimentação como estratégia didática na construção dos saberes docentes no contexto do PIBID-UFAM.
Esta pesquisa está relacionada com a formação inicial de professores de Ciências, que reflete no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica. Muitas concepções didático-pedagógicas são adquiridas dentro da Universidade e são favorecidas no âmbito de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que proporciona aos discentes das Licenciaturas sua inserção no cotidiano das escolas públicas. O estudo tem como objetivo investigar como a util...
O Processo de implementação da Educação integral em quatro Escolas do Ensino Fundamental em Manaus, Amazonas
A pesquisa objetiva investigar o processo de implementação de princípios das práticas democráticas potencializadoras da Educação Integral, na percepção de profissionais (gestores e professores) do Ensino Fundamental, de escolas selecionadas da rede pública da cidade de Manaus. Considerando as constantes mudanças nos aspectos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais que influem nas demandas sociais, a educação assume outras dimensões e precisa ser pensada para resolver os desafios conte...
Progressão curricular na educação matemática: contribuições para a gestão da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa tem por finalidade analisar a progressão curricular e pedagógica do componente curricular matemática, tendo por base as orientações curriculares, as concepções docentes e modos de organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se levou em conta a organização do trabalho escolar e a abordagem pedagógica do ensino, considerando as especificidades de formação do professor unidocente e suas implicações face às orientações contidas na Bas...
As Histórias em Quadrinhos como ferramenta metodológica de ensino aprendizagem no Ensino de Ciências
As histórias em quadrinhos (HQs) têm o potencial de engajar leitores de todas as idades, estimular a criatividade e promover a compreensão de conceitos complexos de forma visual e acessível. Como recurso didático, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para incentivar a leitura, desenvolver habilidades de linguagem, e quando articulado aos projetos integradores pode promover a compreensão de temas diversos e estimular a imaginação dos estudantes. Buscar práticas que favoreç...
A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio
Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC- EM) em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do currículo do novo ensino médio teve que esperar, devido à pandemia da Covid-19, que mudou o cenário nacional, tornando inviável a continuidade dos processos educacionais nos calendários propostos e segu...
Jogos e atividade lúdicas: aplicações de critérios de usabilidade na gamificação em ambiente virtual de aprendizagem destinado a formação de professores
A pesquisa teve como finalidade analisar a usabilidade da disciplina Jogos e Atividades Lúdicas do ambiente virtual de aprendizagem graduacao@UFAM utilizando o conceito de gamificação, visando a melhoria da interação homem computador, além de identificar as características de usabilidade do Software Moodle que interferiam na sua utilização quando acessados pelos usuários (discentes) da disciplina; desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem gamificado que promovesse a melhoria para os seu...
A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio
Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do currículo do novo ensino médio teve que esperar, devido à pandemia da Covid-19, que mudou o cenário nacional, tornando inviável a continuidade dos processos educacionais nos calendários propostos e ...
A Controvérsia sociocientífica das vacinas no processo de ensino-aprendizagem dos vírus
Os vírus estão mais presentes no nosso cotidiano do que podemos imaginar. Porém, o processo de ensino-aprendizagem destes microrganismos ainda está distante da realidade dos estudantes. Existe uma grande dificuldade em contextualizar os conteúdos aprendidos em sala de aula, para o pleno exercício da cidadania. Faz-se necessário que as aulas de Biologia abordem assuntos que relacionem a ciência, tecnologia e sociedade (CTS), pois o desenvolvimento científico e tecnológico influencia diretament...
- 123 UFAM
- 123 Dissertação
- 1 2999
- 123 Acesso Aberto