Recent Submissions
A leitura de textos em inglês na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Pará
A importância da língua inglesa na atualidade se faz sentir em vários setores e a aprendizagem do idioma é uma exigência constante no prisma de formação perante o processo de internacionalização, requerendo que as instituições de ensino respondam a essa demanda cada vez mais vigente no mercado e nos diversos contextos sociais. Com isso, foi-se em busca de resposta para o problema da pesquisa: de que forma os estudantes produzem significado dos textos em inglês para o cumprimento de suas ...
Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto instituído em consequência d...
O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM
A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia d...
Avaliação de desempenho do estudante - ADE: uma análise da alfabetização da rede pública municipal de ensino de Manaus-Amazonas
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no ano de 2016, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), apresentou um resultado com mais de 50% não satisfatório. Uma problemática que gerou um alerta à sociedade e aos educadores de como as crianças estavam sendo alfabetizadas nas escolas públicas do Brasil. Esse resultado, nos conduziu a questionar qual a contribuição das avaliações externas da alfabetização para a melhoria da educação básica na rede públi...
Gamificação no ensino de ciências : perspectivas e desafios para os professores do ensino fundamental II em escolas públicas no município de Manaus-Am
Na contemporaneidade, o envolvimento com jogos, sejam eles de tabuleiro, cartas, consoles ou digitais, é comum entre as crianças, os jovens e os adultos. A gamificação, que incorpora elementos atrativos dos jogos, tem se destacado na educação. No âmbito escolar, desafios são lançados aos professores para criarem estruturas de jogos em suas metodologias de ensino, estimulando o interesse e o engajamento dos estudantes. No ensino de Ciências, a gamificação oferece uma abordagem enriqu...
A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci
A pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados. Na perspectiva de Gramsci, se apresenta um modelo de educação, desde a fase inicial, tendo o foco a formação humanitária e social, compreendendo que existem direitos e deveres, sendo responsabili...
Projeto Pirayawara e a educação na floresta: formação de professores indígenas no município de Beruri-Am
O presente texto trata da Educação Escolar Indígena (EEI) no município de Beruri, interior do Amazonas. O estudo se debruçou especificamente sobre a formação de professores indígenas pelo Projeto Pirayawara, oriundo de ações da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas para formação de professores. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: o Projeto Pirayawara, como proposta de política pública para a EEI, tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades indígenas...
Mobilização de conceitos de análise combinatória à luz da Teoria das Situações Didáticas
A Análise Combinatória desempenha papel significativo na matemática e, apesar de repleta de problemas capazes de motivar os alunos, é considerada uma disciplina complicada, na qual os alunos têm dificuldades de encontrar o caminho correto para a resolução de cada problema. Os alunos sentem dificuldades em identificar corretamente a contagem de possibilidades em um problema de combinatória. Isso pode resultar em respostas incorretas e frustração por parte dos alunos. A Teoria das Situações Did...
A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
Esta pesquisa, que tem como objeto a leitura e a escrita, foi em busca de respostas para o seguinte problema: Qual a percepção que professores universitários têm de si em relação à leitura e escrita em suas trajetórias formativas? Que foi seguido do objetivo geral de analisar a percepção que os professores têm de si com relação à leitura e a escrita no percurso formativo e as implicações em suas práticas pedagógicas no curso de Letras da UFAM/IEAA. A pesquisa foi delineada pela abordagem qual...
Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional
Esta dissertação, intitulada Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional, apresenta uma pesquisa em que se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado aos estudantes das três séries do Ensino Médio e o mais requisitado pelas escolas brasileiras. A pesquisa se fundamentou na Teoria Interseccional - fruto do esforço teórico das feministas negras -, que considera as diversas nuances de opressõ...
Alfabetização visual no ensino de arte: uma possibilidade para a educação integral
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender em que medida a alfabetização visual vem sendo desenvolvida na prática pedagógica de professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. A alfabetização visual é importante para a formação integral do aluno/sujeito, devendo ser estimulada desde a Educação Infantil. Compreendemos que o processo de alfabetização visual, desde os anos iniciais escolares, contribui para o desenvo...
Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil
Esta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à história regional e local em livros didáticos utilizados nas escolas públicas do Amazonas, com um foco específico em Humaitá e avaliar os possíveis impactos dessa ausência na consciência sócio-histó...
A gamificação no ensino de Química em escolas públicas no município de Humaitá-AM
A utilização de novas estratégias metodológicas como instrumento para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem aos assuntos da disciplina de Química está sendo encarado como um método importante e vantajoso. Assim, a incorporação das tecnologias desempenha um papel significativo no contexto educacional, influenciando o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de recursos e ferramentas que propiciam atividades educativas gamificadas alinhadas com a realidade em qu...
Estágio Supervisionado na formação inicial de professores: Percepções de professores iniciantes, egressos do Curso de Letras do IEAA.
Esta pesquisa teve como o objetivo analisar a percepção de professores iniciantes, egressos do curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores. Na busca de alcançar este objetivo os específicos o complementam, como: a) identificar a percepção dada ao Estágio Supervisionado pelos egressos para formação inicial dos professores; b) descrever as experiências significat...
Narrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM
O presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa compreender os movimentos que envolvem a produção da identidade dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º c...
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino
Esse estudo busca analisar a realidade das bibliotecas públicas escolares do município de Humaitá, localizado no sul do estado do Amazonas, tendo em vista a Lei 12.244/10 e sua aplicação. Parte do estudo das políticas públicas nacionais e estaduais do Amazonas, voltadas para a biblioteca e a leitura, assim como as concepções de biblioteca escolar e leitura, com o objetivo geral de analisar o espaço e as práticas da biblioteca pública escolar de Humaitá, e com os objetivos específicos para dis...
O direito à Educação de Jovens e Adultos: uma análise das políticas de acesso e permanência na rede municipal de Manaus-Amazonas
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi reconhecida como direito subjetivo na Constituição Federal de 1988 e como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996. Considerando o direito constitucional de todos à educação, esse estudo objetivou analisar as políticas de acesso e permanência efetivadas na rede municipal de Manaus – AM como garantia do direito à EJA no recorte temporal de 2019 a 2022, através de uma abordagem metodológica do materialismo hi...
Abstração reflexionante com uso de material dourado mediada pela engenharia didática
Este trabalho visa avaliar o uso do material dourado com foco na abstração reflexionante, aplicando a Engenharia Didática no ensino de Matemática a estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino, localizada na Zona Sul de Manaus. A investigação parte do questionamento de que sequências didáticas voltadas para o ensino da matemática que propõem o uso do material dourado, têm potencial para desenvolver a abstração reflexi...
A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin
Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado, que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes isolados e específicos, mas em um conjunto de elementos. Essa mesma razão aplica-se ao resultado escolar na promoção, quando há o êxito do estudante, o mesmo entende-se como oriundo de um conjunto de fatores que assoc...
Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas
Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as dimensões do sujeito no processo educativo, não se restringindo apenas à dimensão cognitiva. Com o intuito de compreender o cotidiano de uma instituição que estava nos espaços das Aldeias Infantis SO...
- 96 UFAM
- 95 Dissertação
- 1 Tese
- 3 2999